Realidade Virtual e Realidade Aumentada no Marketing Digital

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Você conhece essas habilidades e os seus objetivos? Como funcionam e qual a diferença entre elas?

São as tendências do momento no mercado corporativo, que embora pertençam ao mesmo ramo da tecnologia (imersiva), possuem sentido diferente.
Realidade virtual pode colocar você em qualquer lugar, transportá-lo para um lugar diferente. A realidade aumentada pode trazer qualquer coisa para você, permite que você fique onde está e traga objetos e informações, parecendo que estão no mesmo ambiente que você. Ainda existem muitas dúvidas sobre seus funcionamentos na prática, porém com um conjunto de experiências, novas aplicações, e quanto mais fizermos uso dessa tecnologia, surgirão componentes com muito mais recursos.
Antes de investir, e saber qual técnica utilizar, é preciso ter em mente quais os objetivos a serem atingidos com suas ações e de acordo com as necessidades, qual oferece as melhores possibilidades.

                                                Características e Diferenças

Realidade Virtual –  Realidade que não existe, criada a partir de um computador, que possibilita ir a qualquer lugar do mundo sem sair do lugar.
Permite a imersão do usuário em um ambiente 3D, e encontrar uma experiência multissensorial e com interação em tempo real, podendo simular ação e movimento.

Como funciona: Para que o usuário consiga viver essa experiência, são necessários os dispositivos de VR, que são: um PC, um smartphone capaz de executar o software, um equipamento de visualização que ficará preso na frente dos olhos e um dispositivo de controle. Que atuando em conjunto, geram um novo ambiente, enganando os sentidos, e que a mente acredita ser real. Ex: Fazer um test drive em um automóvel sem sair do sofá de casa.

Realidade Aumentada – Diferente da VR, ao invés de entrarmos em um ambiente 3D, os elementos 3D são inseridos em nosso mundo, traz elementos do mundo virtual para o real, por meio de projeções de informações como imagens, gráficos, textos, etc.

Como funciona: Para viver essa outra experiência, é necessária uma webcam ou outro dispositivo que permita a interpretação e criação de um objeto virtual. Através da câmera, será transmitida a imagem que vai ser combinada com a animação. A fotografia será projetada em 3D incluída no aplicativo responsável pela fixação das ilustrações. A função da câmera é estar capturando as imagens em tempo real e misturando-as com a animação, causando o efeito de realidade aumentada. Ex: Interagir virtualmente com produtos ou objetos dentro da sua realidade.
Os valores podem variar bastante, irá depender da complexidade do uso, sabendo que a VR demanda ambientes preparados e equipamentos caros, e a RA não requer muita coisa.
A tendência é que os smartphones estejam cada vez mais adaptados para essa nova tecnologia, embora já existam no mercado produtos específicos de imersão, como o Google Glass e o Holo Lens.

                                               Realidade Virtual e Realidade Aumenta  no Marketing Digital

O uso da realidade virtual já faz parte das estratégias do Marketing Digital, e a tendência é que cresça nos próximos anos. Sua tecnologia aproxima o potencial cliente de uma forma real do produto, aumentando as chances de o adquiri-lo.

A RA, bastante promissora, também já atua em uma das principais e eficientes ferramentas do Marketing Digital- o Marketing de conteúdo, impulsionando o aumento das vendas.
Considerando que as empresas atuais estão inseridas em um cenário dinâmico e altamente competitivo, com o intuito de atender as expectativas dos seus clientes, mesmo sabendo que como qualquer inovação tecnológica, que sofre resistência e que tem um longo caminho a ser explorado, a Entendedor Digital, vê, no que antes parecia impossível, a realidade virtual e realidade aumentada, como estratégias com muitas opções e potenciais, que se tornarão indispensáveis para um marketing bem sucedido.

Deixe seu comentário

Quem somos

A Entendedor Digital é uma empresa de marketing digital que tem como objetivo ajudar pequenas, médias e grandes empresas a venderem mais pela internet. 

Posts recentes

Acompanhe-nos

Receba novidades por e-mail

Garantimos a segurança e privacidade dos seus dados. Não enviaremos SPAM.