Networking como aumentar sua cartela de contatos em poucos dias veja:

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A rede de relacionamentos que construímos ao longo da vida profissional é uma das nossas principais conquistas e pode ter um impacto muito positivo nos próximos passos da nossa carreira e no alcance de objetivos a curto ou longo prazo.

Uma pesquisa realizada recentemente pela Right Management mostra que até 70% das contratações resultam de um bom networking. Os gestores estão mais abertos a conversarem e a conhecerem pessoas que lhe são apresentadas por indicação, por um contato de confiança, em uma situação favorável.
 
O mesmo vale para clientes e potenciais clientes, que escolhem suas aquisições e contratações com base nas recomendações e opiniões de terceiros. Isso significa que a manutenção de relacionamentos promissores e interessantes é um ponto a favor no desenvolvimento de sua carreira e algumas atitudes podem te ajudar nesse sentido.
 
Confira neste post algumas dicas importantes para construir um bom networking e leve essas informações para a vida: elas são essenciais para a sua posição atual mas, também, para todo o seu futuro profissional!
 
Conheça
É importante encontrar, construir e, principalmente, cultivar boas relações profissionais e ter em mente que se trata sempre de uma relação de troca: da mesma forma que um contato importante pode te ajudar com uma boa indicação ou um novo contrato de trabalho, você deve estar disponível e disposto a ajudar outras pessoas, a partir da sua experiência e conexões.
 
Um bom networking é algo construído a longo prazo, demanda investimento de tempo e atenção e deve ser levado em conta durante toda a nossa vida. Nem pense em procurar contatos apenas quando precisar de algo. Além de indelicado, costuma ser muito ineficiente, pois as pessoas se sentem usadas e desestimuladas.
 
Reconecte-se
Se você acha difícil o processo de abordar pessoas que não conhece, de se apresentar, de falar sobre você e do seu trabalho, um bom começo pode ser procurar as pessoas que você já conhece, com quem estudou ou trabalhou junto no passado. Liste os contatos com quem você gostaria de falar, aquelas pessoas cuja atuação profissional tem afinidade com o seu negócio, os nomes que você sempre admirou e cuja dinâmica e diálogo funcionavam bem. Você vai se impressionar como a retomada desses contatos pode render ótimos frutos.
 
Planeje
Como em tudo na vida, na construção de um networking eficiente e relevante, qualidade é melhor que quantidade. Não faz o menor sentido sair por aí distribuindo cartões de visita sem critério ou adicionando multidões nas suas redes sociais. É muito mais importante que você pense sobre qual é o tipo de pessoa que pode ser útil conhecer, quem você já conhece e que precisa procurar, quais os perfis profissionais e pessoais que são relevantes. Planeje o contato e sempre faça uma abordagem pessoal: informe-se sobre o trabalho da pessoa e traga para a conversa informações que deixem o outro perceber que o seu interesse é genuíno e que a relação é pertinente.
 
Cuide
Encontrar novos relacionamentos profissionais e retomar contatos antigos é essencial, mas nada disso tem efeito se, no dia a dia, nos relacionamentos profissionais mais triviais e nas trocas comerciais que já fazem parte da sua rotina, você não tem uma postura adequada.
 
Trate todas, absolutamente todas, as pessoas com quem você se relaciona com gentileza, educação e interesse. Procure saber sobre o trabalho de cada uma, preste atenção às conversas, dedique um tempo a esse processo. Por mais que a rotina no seu local de trabalho seja intensa e exaustiva, é importante estar presente e interessado quando estiver lidando com outras pessoas — elas vão perceber a sua postura e isso pode abrir muitas portas.
 
Esteja presente
Marque presença, física e virtualmente. É preciso ser visto para ser lembrado e é preciso ser lembrado para que as relações se formem e as parcerias se efetivem. Participe de feiras e eventos do seu setor, visite empresas, assista a palestras e cursos dos seus pares — os eventos empresariais têm como grande função, além da geração de conhecimento, justamente a construção de boas relações.
 
É importante participar e, sobretudo, transformar essas oportunidades em resultados: considere convidar um bom contato para um almoço de negócios, uma happy hour, uma visita à sua empresa. Não deixe o interesse diminuir e a relevância se perder em meio a tanta informação.
 
No mundo virtual, o seu posicionamento nas redes sociais é essencial. Existem redes mais focadas no mundo corporativo, como o LinkedIn, e outras pessoais, como Facebook e Twitter. Independentemente dessa divisão, cuide da sua imagem, transforme-se numa referência de conteúdo, torne-se essencial. Faça uma boa curadoria de conteúdo para compartilhar, evite se envolver em discussões polêmicas, não fale mal dos concorrentes (e de ninguém). Construa uma imagem profissional interessante — as pessoas querem gente assim por perto.
 
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Networking é muito mais do que trocar cartões de visita, enviar um e-mail impessoal ou pedir que as pessoas visitem o seu site. Mas não podemos esquecer que essas ferramentas nos ajudam bastante na hora de iniciar novos relacionamentos. Por isso, é indispensável criar um cartão de visitas profissional, elegante e coerente, que traga todas as suas informações de contato e que passe uma mensagem que tenha a ver com o seu trabalho e área de atuação.
 
A apresentação pessoal é muito importante e influencia a percepção sobre o seu negócio — cuide bem da sua imagem, em todas as instâncias. Para além do cartão pessoal, fique atento à linguagem e correção gramatical nos e-mails. E lembre-se: gentileza, respeito e elegância fazem toda a diferença, seja onde for.
 
As relações pessoais são tudo e essa máxima deve ser levada a ferro e fogo no mundo corporativo. Cuide da sua carreira cuidando das pessoas que estão por perto — mostre o seu valor e também conheça o valor dos outros. Esteja disponível, demonstre interesse, reserve um tempo na sua rotina para encontrar pessoas estratégicas. As relações de troca, indicações e parcerias são um diferencial necessário em um mercado cada vez mais competitivo e os resultados dessa prática, muito promissores.

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