Ecologia é o estudo do habitat dos seres vivos, é uma ciência ampla e complexa que se preocupa com o funcionamento da natureza. Ela estuda, explora e analisa as relações dos seres vivos entre si e destes com o meio, e esse estudo é fundamental para compreensão do futuro do planeta. E o que acontece quando não há interação entre o homem e a natureza?
Mais da metade da população mundial (6,4 aproximadamente) vive hoje em áreas urbanas, boa parte concentrada em grandes cidades.
No Brasil, cerca de 80% da população se concentra nas cidades – construções humanas sobre território geográfico, geológico e condições climáticas que interagem constantemente, e o sucesso dessa interação é integrar sabiamente a cidade ao seu ambiente natural.
A Ecologia Urbana lida com as interações de plantas, animais e seres humanos em áreas urbanas e procura entender os sistemas naturais dentro dessas áreas. Ela consegue ajudar as pessoas a verem as cidades como parte de um ecossistema vivo.
Porém com a crise urbana cada vez mais intensa, alguns desafios impedem o sucesso dessa relação (homem e natureza), que dentre outros, são:
· O mal fornecimento de água limpa em quantidade suficiente sem desperdícios e perdas; a falta de redes de esgoto; tratamento de resíduos poluentes, tóxicos domésticos e industriais; drenagem das águas pluviais.
· O acumulo de lixo em áreas urbanas responsáveis por inundações e desabamentos; resíduos industriais poluentes que contaminam o solo e o lençol freático, e que causam danos a saúde.
· O transporte poluente.
· A poluição Atmosférica.
· Os maus tratos as áreas verdes – parques, jardins e árvores.
Conscientes da nossa responsabilidade e influência no ecossistema, esses desafios têm que ser atendidos com urgência, não só pelos órgãos responsáveis, mas também igualmente pela população.
E com essa consciência ecológica, a Entendedor Digital, além claro, de ter como objetivo, oferecer um marketing de qualidade, sabe da sua responsabilidade com o meio ambiente, utilizando práticas de sustentabilidade, trazendo vantagens tanto para o ambiente quanto para a agência. E não apenas visando interesses individuais, como se preocupando com a sociedade, e incentivando os seus colaboradores, tendo as seguintes atitudes: separar e destinar o lixo de forma adequada; economizar água e luz; reciclar alguns matérias; extinguir o uso de papel, tornando desnecessário o uso de lixeira; não fazer uso de sulfites, nem de impressoras, os contratos são assinados digitalmente via e-mail, assim como outros documentos e correspondências. Assim, a Entendedor Digital, pretende cada vez mais ter uma atitude real de transformação, social, cultural e econômica, se encaixando no Marketing Verde – Marketing Ambiental ou ecomarketing.
A crise ecológica, requer um repensar sobre a forma sobre a forma que está estruturada, como funciona a sociedade contemporânea e a exploração desenfreada dos recursos naturais. O modo como é gerida a natureza, os meios de produção, o modo de vida, as técnicas aplicadas, a tecnologia utilizada e a ciência a seu serviço, no sentido de reaproximar o homem da natureza.
“A natureza está no homem e o homem está na natureza, porque o homem é produto da história natural e a natureza é condição concreta, então, da existencialidade humana.”