Como as grandes empresas estão usando Growth Hacking veja:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Sua empresa está nascendo e você não tem rios de dinheiro para investir?!
Aliás, você praticamente não tem e não pode gastar dinheiro algum?!
O que você faz?

As gigantes do Vale do Silício começaram beem pequenas, com nada ou pouquíssimo dinheiro, então como eles fizeram para crescer?
– Ahh, vieram os investidores e aportaram bilhões na empresa deles e pronto!
Não é bem assim que funciona, meu jovem!
Apple, Twitter, Facebook, LinkedIn, Dropbox, Hotmail e muitos outros utilizaram e até hoje trabalham com uma filosofia/estratégia de Marketing chamada Growth Hacking!
Muito bem, mas como eles fizeram isso?
Quando essas empresas nasceram e praticamente não tinham dinheiro, elas tiveram que inovar muito para que seus menores esforços e menores investimentos gerassem o maior impacto e o maior retorno possível, assim era possível crescer e ter lucro investindo o mínimo de dinheiro e aumentando a “audiência” dos seus produtos e serviços em escalas maiores que as comuns.
Em resumo é isso! Maas… como trabalhar com Growth Hacking?

Há quem diga que Growth é uma filosofia, alguns dizem que Growth é uma estratégia de Marketing e eu acredito que ambos estão corretos.

Essa é a primeira coisa que você deve saber:

Growth não é uma ferramenta! Growth não é uma planilha! Growth não é uma ação de Marketing isolada!

Growth é uma filosofia de crescimento aliada a estratégias muito criativas de Marketing com base em dados sólidos dos seus clientes ou usuários! Growth é criatividade aliada a análise de dados, números, comportamento. Growth é um ciclo infinito de ações.

É importante que você saiba que o ciclo de Growth é INFINITO, uma vez iniciado ele irá durar para sempre na sua empresa e em todos os projetos em que você trabalhar.
Serão testes após testes para quantificar e qualificar sua audiência, sua conversão ou quaisquer que sejam suas metas. E mais importante ainda que vocês tenham METAS CLARAS e saibam onde querem chegar. Por exemplo:

  • 1000 likes na fanpage;
  • 5000 seguidores no Instagram;
  • Aumento de 15% no ticket médio do seu e-commerce;
  • Diminuição na taxa de rejeição do seu site;
  • Ganhar 10 mil inscritos no seu canal do YouTube;

Enfim, você deve pontuar todas as áreas estratégicas para o crescimento da sua empresa e trabalhar o Growth dentro delas sempre pensando da seguinte maneira:

Como eu posso aumentar/melhorar/vender mais investindo nada ou quase nada e ainda assim ter um alto impacto e atingir minhas metas? 

Um Growth Hacker deve trabalhar também com o funil de marketing, funil de vendas ou funil de conversão de sua empresa (chame como preferir). Dentro do funil você irá inserir os pontos chave em cada nível, geralmente são:

  1. Atrair
  2. Conversor
  3. Fechar
  4. Encantar e Fidelizar.

Veja o exemplo e trabalhe estrategicamente em cada ferramenta dentro de cada nível do funil do marketing :

Lembre-se: Você deve monitorar todos os passos dos usuários em todos os pontos estratégicos, criar hipóteses e desenvolver testes atrás de testes continuamente até atingir suas metas e quando atingir as metas, crie novas e trabalhe o ciclo de Growth novamente!

Você deve amar planilhas, lembre-se de que elas vão te auxiliar muito no controle e gestão de todos os processos de Growth Hacking.

Hoje o maior e mais recente case de Growth Hacking bem executado no Brasil é oNuBank! Dentro da estratégia de crescimento explosivo deles foi identificado apenas o óbvio mas que nenhum banco ou empresa financeira executava. O NuBank simplesmente DESBUROCRATIZOU o cartão de crédito, ofereceu taxas atrativas para os usuários e principalmente, tem um atendimento completamente HUMANIZADO, tudo isso na tela do seu smartphone. Eles tratam os clientes como DEUSES, oferecendo uma experiência de uso fora do normal e o custo disso é MÍNIMO para eles, porém o retorno financeiro e de Marketing é GIGANTESCO!

Outro grande case de Growth é do itau.
No inicio os poucos usuários que utilizavam o site, tiravam fotos com baixa qualidade e para quem procura por aluguel de casas/apartamentos isso é fundamental. Então os próprios fundadores pegaram uma câmera e foram fotografar os imóveis pessoalmente mas com muita qualidade.
Foi uma ação relativamente muito barata e que trouxe um resultado bacana para a empresa.
Outro exemplo ainda do Airbnb é que eles conseguiram uma integração do site com o Craiglist e a partir disso compartilharam os imóveis para milhões de usuários de forma gratuita utilizando engenharia reversa, não foi nada simples e nem contra as leis, eles apenas encontraram uma forma de utilizar a tecnologia para alavancar sua empresa.

Ficou claro agora o que é Growth Hacking?

Então mãos a obra e bom trabalho. Os resultados vão aparecer e você será um Growth Hacker de sucesso!

Deixe seu comentário

Quem somos

A Entendedor Digital é uma empresa de marketing digital que tem como objetivo ajudar pequenas, médias e grandes empresas a venderem mais pela internet. 

Posts recentes

Acompanhe-nos

Receba novidades por e-mail

Garantimos a segurança e privacidade dos seus dados. Não enviaremos SPAM.