2018, um ano perdido? Claro que não!

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Por mais clichê que possam parecer, o ponto número 1 é: temos que olhar para a solução e não para o problema. Não é de hoje que o Brasil passa por turbulências no campo político e econômico, mas nem por isso podemos desanimar ou achar que nada tem mais jeito. E nem apelar para aquele velho discurso: “Melhor deixar mais para frente…”.

Certamente, nestes últimos tempos, inúmeros questionamentos já têm passado por sua cabeça, como: “Será que meu negócio tem realmente futuro?”, “Por que não consigo alcançar as metas que tracei anos atrás?”, “Onde estou errando?” e “Quais estratégias posso adotar para ganhar maior rentabilidade?”. Faz parte da mente de um empreendedor. Essas reflexões são, inclusive, importantes para que você possa analisar “onde estou e onde quero chegar”, erros, acertos, metas etc. Jamais deixe o medo ou a dúvida atrapalhar seus planos.

Claro que neste artigo não posso dar as respostas para os questionamentos feitos acima, pois cada caso é um caso. Mas não tenho dúvidas de que para tudo há uma boa saída – basta tomar as atitudes certas. Olhando somente em efemérides, pense que temos pela frente Copa do Mundo, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Além disso, muitos economistas apontam queda (ainda que pouco expressiva) na taxa de desemprego ao longo do ano e PIB na casa dos 2% (contra 1% registrado em 2017). Bons sinais, não?!?

Agora, falando especificamente sobre você e sua empresa: quais estratégias você tem utilizado para alavancar as vendas? Estas estratégias têm sido eficientes? Como você tem utilizado as redes sociais em prol da sua marca e das vendas? Discurso e prática estão alinhados? Reflita.

Pense que hoje em dia, com a popularização da internet, há um “mundo” enorme a ser explorado através de planejamento criativo e estratégias arrojadas. Hoje, uma empresa que não olha para sua trajetória digital, está – desculpe a sinceridade – condenada ao fracasso. A forma como as pessoas se comunicam e consumem mudou de forma radical nesta última década. Empresas como Uber, Airbnb e Netflix estão aí para comprovar.

É preciso entender isso claramente, utilizando as inúmeras ferramentas e profissionais que há no mercado, para se atualizar e fazer com que sua mensagem, seus produtos e seus serviços cheguem até o público/consumidor. Encante as pessoas. Leve até elas produtos e soluções que realmente façam a diferença na vida delas. Não seja apenas mais um.

Por isso, a hora é agora! Ainda há muito a ser feito neste ano. Não espere 2019 chegar para colocar em prática aquilo que precisa ser feito e que fará sua empresa crescer ainda mais.
Autor:
Fabio Malheiro Barreto
Feito para :
https://www.ecommercebrasil.com.br/author/fabiomalheirobarreto/

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